Mão de obra

Fizemos a contratação de mão-de-obra por empreitada para a casa inteira. Tínhamos ótimas referências da equipe, inclusive tendo visto o trabalho deles e pedimos um orçamento. A equipe em questão tem fama de realizar um trabalho limpo e economizar material, o que por si só já é um benefício considerável.

No orçamento inicial, eles não incluíam a parte "periférica" da obra (calçadas, muros, floreiras, deck da piscina, gazebo etc.). Como mão-de-obra qualificada é difícil de achar e para evitar problemas com outras equipes, pedimos que refizessem o orçamento para a obra COMPLETA e foi o que fizeram. Agora, o contrato de mão-de-obra abrange a entrega da obra inteira, inclusive com a pintura.

O empreiteiro estimou um prazo de 11 meses para conclusão. Como garantia, combinamos o pagamento da seguinte forma: separamos 10% do valor total, que ficará como uma "reserva técnica". Os 90% restantes serão pagos em 22 quinzenas (11 meses), sempre às sextas-feiras. Os 10% da reserva serão pagos em uma única vez, ao término do trabalho.

Contratamos também uma pessoa de confiança para administrar a obra. Como trabalhamos o dia inteiro, não teríamos tempo nem condições para correr atrás de orçamentos e negociar. Assim, esse administrador fará esse trabalho por nós, embora sempre que possível estaremos participando disso e TODAS as decisões sobre O QUE e ONDE comprar sejam nossas. Pela experiência dele e o bom relacionamento que possui com empresas da região, fizemos as contas e estimamos que mesmo pagando ele iremos economizar ao final das contas.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre o blog

Esse blog é o relato das nossas experiências ao construir uma casa em Florianópolis.

Pesquisar

Seguidores