Laje concretada, tijolos e sumidouro

Olá, amigos!

conforme estava previsto, a laje térrea foi concretada hoje. Foram utilizados 21 metros cúbicos de concreto usinado, que vieram em três caminhões da empresa Supermix. Pontualmente às 07:30 da manhã chegou o primeiro caminhão e a equipe de pedreiros já estava a postos para colocar, literalmente, a mão na massa.

Aproximadamente às 13 horas o serviço foi terminado e passamos então ao tradicional "churrasquinho da laje", que foi patrocinado por nós com prazer por ver essa etapa concluída. Aí está:


Notem que já foram colocados os conduítes (na cor laranja) que ficarão sob a laje, bem como a tubulação hidráulica e de esgoto.

No início da tarde, chegou a primeira carga de tijolos (6.500), o que significa que nessa semana as paredes começam a ser levantadas:


E, finalmente, o sumidouro. Pelo cronograma da obra, ele deveria ser feito apenas ao final. Mas para liberar espaço no terreno e aproveitar o tempo, os pedreiros fizeram o serviço nessa semana que passou:


Por enquanto, é isso. A coisa começa a tomar forma...

Notícias da obra

Bom dia, minha gente amiga! Sim, eu sei, não dou notícias há tempos... mas atire a primeira pedra o "construtor blogueiro" que não ficou um tempo sem postar por causa da correria. E isso não significa que a obra esteja parada, muito pelo contrário, as coisas estão acontecendo num ritmo excelente. Vamos às atualizações:

Da última vez que nos falamos, havia terminado o estaqueamento. Depois disso, as estacas foram serradas, foram feitas e concretadas as sapatas e colocadas as caixarias, como mostra a foto abaixo:


Ontem, chegaram os tijolos e vigotes para a laje do térreo. Acho que ainda não comentei, mas vamos fazer uma laje suspensa no térreo ao invés do tradicional "contra-piso". A casa vai ficar elevada 60 cm com relação ao nível do terreno e essa laje é "vazada" por baixo, evitando que a umidade suba.

Nessa semana e na próxima serão colocados os tubos de água, esgoto e os conduítes elétricos que ficarão "enterrados". E a concretagem dessa laje está marcada para o dia 20 de dezembro, quando teremos o primeiro "churrasquinho da obra".

Prometo que não vou me afastar tanto tempo novamente. Aguardem notícias e novidades!

Sobre o blog

Esse blog é o relato das nossas experiências ao construir uma casa em Florianópolis.

Pesquisar

Seguidores