Fiscalização

Desde que decidimos comprar um terreno e construir uma casa, concordamos que tudo seria feito de forma legal, ou seja, com autorização dos órgãos competentes (apesar de toda a burocracia) e pagando todas as taxas devidas. 

Estávamos cuidando para que tudo fosse assim, mas vocês devem lembrar que lá no início da obra tivemos uma surpresa com o solo e fomos obrigados a fazer uma pequena mudança no projeto estrutural, incluindo estacas que não estavam previstas originalmente. Como tínhamos urgência no serviço, contratamos um "estaqueador autônomo", que não obstante fosse meio bagunçado, tinha boas referências e executou um serviço a contento. 

Acontece que nessa semana, depois de já concretada a laje do 1º piso, aparece na obra um fiscal do CREA entregando uma notificação porque não tínhamos a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do estaqueamento. E eu que nem sabia que precisava disso! Segundo o fiscal, eles estão de olho nessa empresa há tempos, porque ela nunca faz a ART como é obrigatório. Pela notificação, temos 10 dias para providenciar a ART ou teremos que pagar R$ 800,00 (!) de multa.

Felizmente, o administrador da obra é muito competente e já entrou em contato com a empresa de estaqueamento pedindo a ART. Para nossa surpresa, ele se comprometeu a nos entregar o documento durante a semana. Vamos aguardar e conferir...

Ah, sim! Os demais documentos estavam todos de acordo e ganhamos um "selinho" de "OBRA FISCALIZADA".

2 comentários:

Gloria 13 de fevereiro de 2011 às 16:46  

Que bom que logo estara tudo resolvido. Nos tambem tivemos uma notificaçao na laje porem providenciamos a ART e tudo deu certo.

Denise 14 de fevereiro de 2011 às 11:30  

oi, Heron:
Tbém fizemos td direitinho, como tinhamos árvores dentro do terreno e tivemos q cortar, fizemos um projeto no DEPAVE (SP) conforme a lei, pagamos taxas e levou dois anos para sair o alvará da construção, etc, etc...Como aqui é Brasil (esqueceu ??) sempre tem alguém q quer ver a infelicidade dos outros. Recebemos uma multa por este corte (da subprefeitura - com a denúncia de alguém , é claro) recorremos e msm com o projeto aprovado e publicado no Diário Oficial a sub indeferiu..., É mole ?? Lá no DEPAVE eles nos orientaram a procurar o prefeito direto !!! Como se nãoo tivéssemos mais nada para fazer ne ???...tsc, tsc, tsc....Ficamos indignados !!!

Postar um comentário

Sobre o blog

Esse blog é o relato das nossas experiências ao construir uma casa em Florianópolis.

Pesquisar

Seguidores