Laje do 1º piso e calçadas

Conforme estava previsto (o cronograma vem sendo cumprido à risca), na última segunda-feira foi concretada a laje do 1º piso. Os caminhões da Supermix (eram 3) começaram a chegar às 7 horas da manhã (horário combinado) e por volta das 11 horas o serviço estava terminado sem maiores complicações. 

Foram 24m3 de concreto, que custaram a "bagatela" de R$ 6.600,00 (ai, que dor no bolso). Ficou faltando um pequeno pedaço da laje, menos de 30 cm, que foi preenchida com concreto feito na própria obra.
Essa foto foi tirada de cima da laje, antes de ser concretada. Essa mata que se vê ao fundo está num terreno da Infraero e logo atrás dela fica a pista de pouso do Aeroporto Hercílio Luz. Ou seja, NUNCA terei vizinhos nos fundos de casa, o que garante nossa privacidade na área de lazer. Mais que isso, sendo terreno de propriedade do Governo Federal e monitorado o tempo inteiro por vigilância e radares, nossa segurança também é aumentada.

Durante a semana, foram montadas e concretadas as calçadas laterais da casa. Embora pareça cedo para isso, deixem-me explicar: nossas calçadas foram "chumbadas" junto com as paredes, isto é, os ferros continuam da parede em direção à calçada. Isso foi feito para evitar as rachaduras tão comuns que aparecem entre a casa e a calçada e são um espaço ideal de mato e pequenos insetos. 

Assim, como os ferros já estavam lá e tudo estava pronto, o empreiteiro achou melhor concretar as calçadas e já deixar isso pronto. Ainda falta o acabamento, ou seja, o piso sobre a calçada. 
Essa foto é de ANTES de concretar a calçada e mostra os ferros de que falei. Também é possível observar parte das caixas de passagem para escoamento da água da chuva. No espaço entre a calçada e o muro (que obviamente será rebocado) teremos uma floreira.

Além disso, foram montadas e enchidas as vigas do segundo piso, o que significa que nessa semana começam a subir as paredes do piso superior (oba!).  A notícia ruim da semana é que um fiscal do CREA passou na obra e resolveu implicar com algumas coisinhas... mas isso é assunto para outra postagem.

2 comentários:

Gloria 13 de fevereiro de 2011 às 12:06  

Heron que bom que tudo deu certo, quanto ao fiscal nada que uma pequena alteraçao aki e outra ali nao resolvam.
E acho que vc que esta certo de fazer calçadas e muros agora pois quando deixamos pro final quase desistismos de fazer afinal no final da obra sempre chegamos sem um real no bolso e com umas boas contas pra pagar.
Depois tira mais fotinhas pra gente ver ta.
Uma otima semana.

patricia 7 de setembro de 2011 às 18:33  

Meu marido e eu estamos reformando nossa humilde casa, foi quando, procurando preço de tijolos de vidro na internet encontramos o blog de vocês. Que bacana vocês compartilharem com outras pessoas as suas experiencias em construção. Achei linda a idéia do azulejo decorado com uma flor em cima da banheira.
Vocês poderiam nos informar onde encontraram os tijolos de vidro mais barato?
Também estamos com problemas de vazamento na laje. Tem alguma dica?

Postar um comentário

Sobre o blog

Esse blog é o relato das nossas experiências ao construir uma casa em Florianópolis.

Pesquisar

Seguidores